Direito Administrativo e Administração Pública

Direito Administrativo

Direito Administrativo é um dos ramos autônomos do direito público, que tem por foco principal a Administração Pública, suas atividades, e aquelas desempenhadas por seus agentes, instituições, órgãos, etc. Pode-se dizer que o principal direcionamento dos estudos referentes a este ramo do Direito é a primazia do interesse público por parte da estrutura administrativa pública.

O Direito Administrativo tem se tornado cada vez mais importante e assunto recorrente no atual cenário social, por conta do estreitamento das relações entre as esferas pública e privada, que desta forma, exigem reflexões e readequações à concepção dos interesses coletivos e individuais.

Os bacharéis e estudantes de Direito sabem que para uma melhor compreensão sobre cada universo presentes no ordenamento jurídico, o estudo do direito fragmenta-se em diversos ramos. Como dito anteriormente, uma dessas áreas é a do Direito Administrativo, área que vem galgando maior atenção por sua importância no mundo jurídico especialmente após as renovações trazidas neste ambiente com a Carta Magna de 1988.

Nos últimos anos, algumas demandas na seara do Direito Público, mais especificamente do Direito Administrativo, tornaram-se recorrentes e fundamentais, como por exemplo, a aplicação funcional das normas administrativas, tanto aprofundando estudos sobre as regulamentações legais, quanto nos impactos na execução das ações cotidianas pelo Estado em nossas vidas.

O processo de “midialização” das ocorrências de ordem político-jurídico-administrativas no país nos últimos anos, auxiliou no crescimento da busca de esclarecimento qualificado pelos cidadãos de maneira geral.  Entretanto, verifica-se pela grande procura por esclarecimento nessa área que a grande maioria dos operadores do direito, sobretudo os recentes egressos de cursos de graduação em Direito, carecem de aprofundamento quanto aos fundamentos jurídicos e as consequências na realidade social e administrativa, por conta da atuação estatal.

Por considerarmos altamente relevantes as temáticas relativas ao Direito Administrativo, por sua procura e necessidade de acesso a conteúdos de valor neste ramo, a Cursos Online e Grátis oferece alguns cursos em nossa plataforma, totalmente grátis, 24 horas por dia, com materiais elaborados e disponibilizados por especialistas, nesta e em outras áreas do Direito.

Para saber mais, acesse cursosonlineegratis.com.br e tenha acesso a muitos cursos em várias áreas do conhecimento, totalmente gratuitos e com as certificações mais baratas do mercado brasileiro.


Mantenha-se atualizado

Conheça o nosso blog