Conteúdo do curso
O presente curso aborda como tema central o Estado laico brasileiro, apresentando os conceitos de laico, laicidade e liberdade religiosa, as previsões constitucionais e outras normas que regulam o tema. Também são apresentados aspectos históricos sobre a formação do Brasil enquanto nação e do processo democrático vigente, bem como as relações entre o Estado brasileiro e as Religiões ao longo do tempo e na atualidade. Por fim, são apresentados os cerceadores da laicidade na prática.
Requisitos para fazer o curso
Nenhum.
Vantagens
Curso criado por especialista na área de Direito Constitucional, presentando conhecimentos teóricos e práticos relevantes sobre o tema;
Curso gratuito;
CERTIFICADO MAIS BARATO DO BRASIL!
Descritivo do curso
O presente curso tem por objetivo demonstrar sob perspectivas a laicidade do Estado Democrático brasileiro, abordando desde os conceitos referentes a esse princípio fundamental e de assuntos conexos, como a liberdade religiosa, abordando os contextos socioculturais, político-jurídicos brasileiros, desde a sua descoberta em mil e quinhentos até a atualidade, e também dos elementos restringidores da laicidade, a fim de contribuir para a discussão sobre pressuposto trazido no art. 19, inciso I, da Constituição Federal de 1988.
Ainda, a grande tentativa dessa obra é de colaborar com a discussão da laicidade de maneira ampla, semeando dúvidas nos pensadores, estudiosos, doutrinadores e interessados não apenas no Direito, mas no desenvolvimento da sociedade brasileira enquanto sociedade democrática, ainda principiante em alguns aspectos democráticos, objetivando a validação e o cumprimento daquilo que há de mais avançado em nosso ordenamento jurídico para que a nação brasileira se torne modelo de Democracia prática em âmbito mundial.
Acredita-se que a discussão do tema abordado é de importância quando analisada a atual conjuntura político-administrativa do país e observa-se que nos mais variados cargos do poder público há agentes públicos ligados a algum tipo de religião. Nesse contexto, observam-se especialmente representantes de religiões cristãs (padres, pastores, diáconos, sacerdotes, etc.) e que fazem ou ao menos tentam fazer da Casa do Povo suas casas e consequentemente a casa de seu Deus, tentando impor seus dogmas e suas formas de pensamento a toda a população brasileira. Observa-se ainda que o número de políticos ligados a algum tipo de religião ou até mesmo partidos políticos religiosos vem crescendo a cada eleição, aumentando a instabilidade e a incerteza em relação à efetivação de alguns pressupostos democráticos como a laicidade no país.
60 horas
- Cursos disponibilizados por especialistas
- Certificados com reconhecimento e mais Baratos do Brasil